• Resumen

    O PAPEL DA ESTATÍSTICA NO ESPAÇO PÚBLICO DA CULTURA MODERNA E DA CONTRACULTURA

    Published date: 06/12/2015

    Ensaio bibliográfico sobre o papel utilitário da estatística no processo de construção dos Estados capitalistas e no da Rússia e da URSS. O garimpo investigativo apresentou a estatística como uma tecnologia com aplicação social, correspondendo a um importante método de investigação. Observou-se uma distinção em seu caráter utilitário, que se relaciona com os fins que os Estados capitalistas e socialistas desejavam alcançar. Para estados capitalistas, a contagem da população era base Estratégica da economia: a saúde estava a serviço do desenvolvimento econômico. Para Estados socialistas, a estatística estava a serviço da garantia da saúde social da população para que, a partir de uma sociedade saudável, a riqueza do país fosse produzida.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

Access journal