• Resumen

    Práticas Educativas em Nutrição como Método de Intervenção nos Hábitos Alimentares de Funcionários de uma Unidade Básica: relato de experiência

    Published date: 08/12/2015
    As estimativas da Organização Mundial da Saúde têm demonstrado que um alto índice de obesidade e sobrepeso vem ocorrendo nos últimos anos e esta tendência se reflete também nos trabalhadores da saúde. Este artigo objetiva relatar a experiência da implantação de práticas educativas em nutrição como método de intervenção nos hábitos alimentares de funcionários de uma Unidade Básica de Saúde do município de Itajaí/SC. Participaram da pesquisa dez funcionários, todos do sexo feminino, com idade entre 28 e 48 anos. Para conhecer a qualidade da alimentação foi aplicado o teste descrito no Guia Alimentar de Bolso do Ministério da Saúde, em que 70% dos sujeitos apresentaram consumo inadequado e muito inadequado de alimentos. Na avaliação do estado nutricional, por meio do índice de massa corporal e circunferência da cintura, 70% dos participantes estavam com excesso de peso e em 90% foi constatado algum grau de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Foi realizada uma atividade mensal de educação nutricional durante seis meses, os temas trabalhados surgiram conforme a demanda. Ao final, foi aplicado o teste de qualidade da alimentação para avaliar possíveis mudanças de hábitos alimentares. Constatou-se que 20% das mulheres melhoraram a alimentação após as intervenções

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

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