• Resumen

    Prevalência de doenças ocupacionais em professores de uma instituição de ensino superior do Vale do Itajaí-SC

    Published date: 05/12/2016

    Há uma importante prevalência de doenças ocupacionais associadas às diversas atividades laborais. Docentes do ensino superior também são acometidos por doenças ocupacionais, todavia, há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto. O presente trabalho investigou a prevalência de doenças ocupacionais em docentes de uma universidade localizada no Vale do Itajaí-SC, durante o período de 2013 a 2014, e os fatores associados a estas doenças, comparando-os com a literatura. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, utilizando para a coleta de dados um questionário eletrônico, disponibilizado por meio de link on-line a todos participantes.  Cinquenta e sete docentes responderam ao questionário.  Os dados foram analisados através de análises de frequência e correlações. Os resultados indicam que os docentes têm uma jornada de trabalho de 44 horas em média, uma idade média de 42 anos, atuando aproximadamente há 17 anos na docência. A prevalência de hipertensão e cefaleia foi de 16% e de dorsalgia 49%. Os professores também apresentam com frequência sintomas de ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono. A presença de doenças e sintomas psíquicos reportados pelos docentes confirmam as evidências descritas na literatura, ratificando que o exercício de determinadas atividades laborais pode ser um fator concausal na etiologia de doenças.  Os resultados deste estudo podem fornecer subsídios para que as Instituições de Ensino Superior desenvolvam estratégias de promoção à saúde e métodos preventivos ou curativos das doenças ocupacionais. 

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

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