• Resumo

    COMPORTAMENTOS ESTRATÉGICOS PARA PRESERVAR OS ESTUDOS DE CURRÍCULO COMO UMA ÁREA

    Data de publicação: 04/07/2018

    Nos últimos dez anos, os professores da área de estudos do currículo assistiram ao encolhimento de seus programas. Em meio a estes desafios, muitos dos envolvidos no ensino do tema estão buscando um realinhamento para manter diálogos complicados, com risco de perderem seus programas. O presente trabalho explora os contextos histórico e organizacional para buscar trajetórias estratégicas para que os estudos do currículo se conectem em novas formas. Nosso artigo não pretende ser um tratado sobre a morte dos programas de doutorado na área de estudos do currículo, mas sim uma avaliação das mudanças drásticas que estão acontecendo na área. As preocupações em nosso trabalho estão contextualizadas na natureza mutante da educação e dos programas de doutorado. Argumentamos que os estudos do currículo não se encaixam nos novos modelos de trabalhos da pós-graduação, pois buscam sua identidade, se afastam das aplicações mais práticas da teoria para tentar reparar a lacuna que divide as várias perspectivas da área e seu papel no trabalho sobre currículo. Historicamente, o currículo tem se prestado a um trabalho crítico e unificador na educação para entender a vida cotidiana dos educadores; dar suporte ao processo de ensino reflexivo; e melhorar a valorização da educação como política.  Com isto em mente, consideramos que, para que a área de estudos do currículo sobreviva, precisamos encontrar novas formas de conectar prática e política.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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