Foco e Escopo

Os artigos recebidos deverão ser inéditos e versar sobre as políticas públicas de educação, seus princípios orientadores e a consolidação das mesmas em normas, programas e práticas educativas com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização das atividades pedagógicas. Serão aceitos ainda textos que abordem diferentes linguagens, tecnologia educacional e formação docente. Sendo assim, nossa preferência é para publicações de pesquisadores doutores brasileiros e internacionais. Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a revista publica resenhas críticas de livros, entrevistas e traduções de autoria de docentes doutores e pesquisadores, desde que aprovadas pelo Conselho Editorial. A CONTRAPONTOS está indexada nas seguintes bases de dados: SIBIUN/Univali, Portal Periódicos CAPES, GeoDados, Latindex, IRESIE, Sociological Abstract, ACAFE e Educ@. CONTRAPONTOS é um periódico nacional, trimestral, classificado como A3 no Qualis (2017 - 2020) e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI (Mestrado e Doutorado), conceito CAPES 5.

Processo de Avaliação

Avaliação inicial

Os textos passam por uma avaliação preliminar em que são  vistos adequação ao foco e escopo da revista, assim como, atendimento as normas de submissão.  Após esta primeira avaliação, caso atendido os critérios de submissão,  os textos são enviados diretamente para pareceristas internos e externos/as ou devolvido para o/a autor/a com observações para serem corrigidas. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.

Avaliação por pares

Os textos são encaminhados para dois pareceristas ad hoc especialistas no tema abordado pelo/a/s autor/a/es.  No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o parecerista deve ser chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a opinião final. O Conselho Editorial solicita aos pareceristas ad hoc que avaliem o texto em 30 dias para que se possa tomar uma decisão e responder ao autor no prazo de até três meses após a submissão do trabalho. Nessa fase será garantido o anonimato do/a autor/a e dos/as pareceristas.

Aceitação

Se os/as pareceristas forem favoráveis à publicação sem alteração, o texto é imediatamente encaminhado para publicação. 

Aceitação com revisão

Se os/as pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor/a para a realização das alterações sugeridas e, posteriormente, reencaminhados aos pareceristas para constatar se as sugestões foram acatadas.

Rejeição

A rejeição pode ocorrer após a avaliação inicial, ou avaliação feita por pares, e também após uma revisão e reenvio do trabalho.

Outras informações

Resenhas, entrevistas e textos para a Seção do Professor e Reflexões Acadêmicas serão analisados no âmbito da Comissão Editorial.

Não caberá recurso ao trabalho recusado.

Periodicidade

Até 2022 publicação num único volume, com a possibilidade de publicação de edição temática especial e/ou dossiê.

A partir de 2023, publicação será em Fluxo Contínuo.

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Histórico da Revista

A CONTRAPONTOS existe desde 2001, quando do início do funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali. A revista foi criada para ser uma contribuição do programa para a difusão da pesquisa em Educação. A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde então, sem interrupções. Em 2009, a CONTRAPONTOS converteu-se num periódico exclusivamente eletrônico (http://www.univali.br/contrapontos). Com isso, também ampliamos sobremaneira o alcance da revista, sua leitura e circulação, inclusive internacional. A partir do ano de 2019 o Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali passou a editar um volume único anual com fluxo contínuo de publicação.

Indexação

A CONTRAPONTOS está indexada nos seguintes mecanismos de busca:

Sibiun

Sociological Abstracts

IRESIE

Arquivamento

A CONTRAPONTOS utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuí­do entre as bibliotecas participantes e permite as mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Pareceristas Ad Hoc

Pareceristas Ad Hoc de 2019 (em andamento):

Adir Casaro Nascimento (UCDB)

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira (PUC/PR)

Alexandra Lima da Silva (UERJ)

Aloísio Ruscheinsky (UNISINOS)

Altair Aberto Fávero (UPF)

Antonio Hilario Aguilera Urquiza (UFMT)

Cláudio José Oliveira (UNISC)

Cristina Carta Cardoso Medeiros (UFPR)

Deniz Alcione Nicolay (UFFS)

Dinora Tereza Zucchetti (FEEVALE)

Elizeu Clementino de Souza (UNEB)

Evaldo Luis Pauly (UNILASALLE)

Irene Jeanete Lemos Gilberto (UNISANTOS)

Isaura Monica Zanardini (UNIOESTE)

José Carlos Souza Araujo (UFU)

Lélia Cristina Silveira de Moraes (UFMA)

Lia Machado Fiuza Fialho (UECE)

Luci Mendes de Melo Bonini (UCM)

Maria Luiza Canedo (PUC/RJ)

Marilda Pasqual Schneider (UNOESC)

Marta Nornberg (UFPEL)

Miguel Alfredo Orth (UFPEL)

Monica Ribeiro da Silva (UFPR)

Nilton Soares Formiga (UNP)

Osmar de Souza (FURB)

Pedro Franco de Sá (UEPA)

Ruth Pavan (UCDB)

Valdecir Soligo (UNIOESTE)

Vera Lucia Felicetti (UNILASALLE)

 

Pareceristas Ad Hoc de 2018:

Ademir Damazio (UNESC)

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira (PUC/PR)

Alex Sandro Gomes (UFPE)

Alexandre Felipe Fiuza (UNIOESTE)

Aloisio Ruscheinsky (UNISINOS)

Altair Alberto Fávero (UPF)

Ana Cristina Coll Delgado (UFPel)

Ana Lúcia Manrique (PUC/SP)

André Paulo Castanha (UNIOESTE)

Ângelo Ricardo de Souza (UFPR)

Anna Maria Lunardi Padilha (UNIMEP)

Antonio Hilario Aguilera Urquiza (UFMS)

Celia Maria Hass (UNICID)

Cláudia Lino Piccinini (UFRJ)

Cláudio José Oliveira (UNISC)

Deniz Alcione Nicolay (UFFS)

Dirléia Fanfa Sarmento (UNILASALLE)

Evaldo Luis Pauly (UNILASALLE)

Felipe Gustsack (UNISC)

Flavinês Rebolo (UCDB)

Gabriela Medeiros Nogueira (FURG)

Giani Rabelo (UNESC)

Gicele Maria Cervi (FURB)

Gilberto Ferreira da Silva (UNILASALLE)

Gildo Volpato (UNESC)

Irene Jeanete Lemos Gilberto (UNISANTOS)

Isaura Monica Zanardini (UNIOESTE)

Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA)

José dos Santos Souza (UFRRJ)

Keila Matida de Melo (UFG)

Luci Mendes Bonini (UMC)

Magali dos Reis (PUC/MG)

Márcia de Souza Hobold (UFSC)

Márcia Denise Pletsch (UFRRJ)

Marilda Aparecida Behrens (PUC/PR)

Miguel Alfredo Orth (UFPel)

Monica Ribeiro da Silva (UFPR)

Osmar de Souza (FURB)

Patrícia Brandalise Scherer Bassani (FEEVALE)

Ruth Pava (UCDB)

Sílvia Maria de Oliveira Pavão (UFSM)

Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski (URI)

Taiza Mara Rauen Moraes (UNIVILLE)

Valdecir Soligo (UNIOESTE)

Vera Lucia Felicetti (UNILASALLE)

Vilmar Malacarne (UNIOESTE)

 

Pareceristas Ad Hoc de 2017:

Ademir Damazio (UNESC)

Adir Casaro Nascimento (UCDB)

Adriana Dickel (UFPR)

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira (PUC/PR)

Ana Cristina Coll Delgado (UFPel)

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira (UFPA)

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira (UFPA)

Benedito Pinheiro Ferreira (UFPA)

Celia Maria Hass (UNICID)

Christian Muleka Mwewa (UFMS)

Cláudia Lino Piccinini (UFRJ)

Cláudio José Oliveira (UNISC)

Deniz Alcione Nicolay (UFFS)

Elvira Cristina Martins Tassoni (PUC/CAMPINAS)

Evaldo Luis Pauly (UNILASALLE)

Flavinês Rebolo (UCDB)

Genylton Odilon Rego da Rocha (UFPA)

Gicele Maria Cervi (FURB)

Gildo Volpato (UNESC)

Irene Jeanete Lemos Gilberto (UNISANTOS)

Isaura Monica Zanardini (UNIOESTE)

Jáima Pinheiro de Oliveira (UNESP)

Luci Mendes Bonini (UMC)

Marcelo de Andrade Pereira (UFMS)

Marcelo Silva de Souza Ribeiro (UNIVASF)

Maria Cleci Ventunini (UNICENTRO)

Maristani Polidori Zamperetti (UFPel)

Marynelma Camargo Garanhani (UFPR)

Miguel Alfredo Orth (UFPel)

Monica Ribeiro da Silva (UFPR)

Osmar de Souza (FURB)

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB)

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes (UNESP)

Sílvia Maria de Oliveira Pavão (UFSM)

Valdecir Soligo (UNIOESTE)

Vera Lúcia Chacon Valença (UNISUL)

Divisor

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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Edição atual

Access journal

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