Diversos estudos têm identificado a religiosidade e a espiritualidade como fatores de proteção ao desenvolvimento de comportamentos de risco na adolescência. Este artigo apresenta um estudo de caso que buscou investigar as dimensões pedagógicas presentes nas práticas religiosas de um grupo de adolescentes pertencentes a uma igreja evangélica do município de Canoas/RS, os quais atuam como fator de proteção na adolescência. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis jovens que atuam como líderes do grupo de adolescentes da instituição religiosa participante da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizaram-se os princípios da grounded-theory ou teoria fundamentada nos dados. A análise permitiu compreender que as práticas de religiosidade do grupo investigado promovem o que se denomina de educação para a espiritualidade, que cria condições para que seus membros desenvolvam constructos, como fortalecimento pessoal e sentido de vida, elementos que podem agir de forma protetiva.
Palavras-chave: Educação. Espiritualidade. Religiosidade.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.