• Resumo

    FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE DOS CONCEITOS DE “EXPERIÊNCIAS” E “PRÁTICAS” DE LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Data de publicação: 22/08/2019

    O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre leitura na formação inicial de professores e suas implicações na Educação Básica. Trata-se de um recorte do estudo que teve como temática central “A leitura na formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia e suas implicações no contexto da Educação Básica”. O texto aqui apresentado traz elementos da pesquisa dando enfoque aos aspectos da leitura e das práticas docentes realizadas na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada por uma concepção reflexiva e interpretativa. E quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica e documental, tendo como método a análise de conteúdo. O objetivo deste texto é destacar questões importantes sobre a leitura e as práticas docentes, procurando diferenciar os conceitos de “práticas de leitura” e “experiências de leitura”, a fim de compreender fatores que influenciam o processo de leitura no âmbito da escola.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal