REFORMAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p2-19Palavras-chave:
Políticas curriculares, Reformas Educacionais, Ensino MédioResumo
O artigo trata sobre as reformas curriculares para o Ensino Médio, desde a promulgação da LDBEN (Lei nº 9.394/1996) até a homologação da BNCC – EM, sendo o objetivo do trabalho analisar a produção das reformas e a percepção de professores em exercício sobre os princípios e objetivos e os processos para sua execução na escola. Os pressupostos teórico-metodológicos se baseiam na Abordagem do Ciclo de Políticas, tendo como materiais de análise, os documentos legais e as respostas dos professores a um questionário acerca do modo como conhecem/operam com tais políticas na escola. Os resultados apontam que os professores reconhecem a escola como espaço de acesso e divulgação, mas com oportunidades limitadas de discussão e interpretação dos textos legais, sendo estudos e discussões promovidas na universidade importantes para que, não só conheçam os documentos, mas compreendam seus efeitos e o papel do contexto da prática como espaço de produção da reforma.
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