REFORMAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p2-19

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Reformas Educacionais, Ensino Médio

Resumo

O artigo trata sobre as reformas curriculares para o Ensino Médio, desde a promulgação da LDBEN (Lei nº 9.394/1996) até a homologação da BNCC – EM, sendo o objetivo do trabalho analisar a produção das reformas e a percepção de professores em exercício sobre os princípios e objetivos e os processos para sua execução na escola. Os pressupostos teórico-metodológicos se baseiam na Abordagem do Ciclo de Políticas, tendo como materiais de análise, os documentos legais e as respostas dos professores a um questionário acerca do modo como conhecem/operam com tais políticas na escola. Os resultados apontam que os professores reconhecem a escola como espaço de acesso e divulgação, mas com oportunidades limitadas de discussão e interpretação dos textos legais, sendo estudos e discussões promovidas na universidade importantes para que, não só conheçam os documentos, mas compreendam seus efeitos e o papel do contexto da prática como espaço de produção da reforma.

Biografia do Autor

Eliezer Alves Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Educação em Educação em Ciências, pesquisa políticas de currículo, politicas educacionias, parcerias público - privadas.

 

O PROGRMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICAS DA VIDA E SAÚDE 

Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Especialista em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Especialista em Química pela Universidade do Vale dos Sinos (1984), Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Graduada em Química Tecnológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, vinculada ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Lider do grupo de pesquisa Cnpq Estudos e Pesquisas em educação em Ciências e Química - GEPECIQ/UFPel e integrante dos Grupos de pesquisa CNPq: NECS/UFRGS e Núcleo de Estudos em Educação em Ciências-NEEC/UFPEL. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências e em ensino de Química, currículo, formação inicial e continuada de professores, análise e produção de materiais didático

 

Downloads

Publicado

2022-12-13