CONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES RURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p47-65

Resumo

A educação do campo é considerada uma forma de educação para pessoas distantes das áreas urbanas, para a qual o governo desenhou e implementou diversas estratégias que possibilitam essa dinâmica educacional, embora esta hoje seja considerada precária e carente de qualidade devido às condições e características de como ela é fornecida. O artigo apresenta algumas situações vivenciadas por três professores iniciantes em seus três primeiros anos de atuação no setor rural e, como têm sido os processos de adaptação a esses contextos e comunidades, evidenciando as deficiências e lacunas significativas que estão sendo fomentadas na prática educativa. Da mesma forma, por meio da metodologia da análise textual discursiva, levanta-se uma discussão sobre como a experiência docente no meio rural configura as práticas docentes desses professores que enfrentam diferentes condições, oferecendo uma perspectiva do trabalho docente da educação do campo.

Biografia do Autor

Albeiro Rodríguez Acevedo, Universidad La Salle - Bogotá

Estudiante doctoral en Programa de Pós-grado em Educación y Sociedad

Vera Lucia Felicetti

Licenciatura em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado em Educação na PUCRS/UTexas, Austin/EUA. Professora do Mestrado em Educação do UNILASALLE.

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Publicado

2022-12-13