REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E GÊNERO: ANÁLISE DO FILME O DIÁRIO DO PESCADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p126-138

Resumo

Buscou-se analisar, qualitativamente, o filme O diário do pescador, que aborda diferentes formas de violência e preconceito sofrido pelas mulheres e meninas moradoras de uma vila de pescadores na República dos Camarões/África Central. O estudo teve como objetivo compreender as concepções de infância, educação e gênero encontradas no filme e o papel da educação na emancipação das meninas/mulheres. As análises foram realizadas á luz de autores como Vigotsky (2011), Cohn (2005), Freire (1996, 2002), Ivic (2010) e Louro (1997, 2011). A partir dos fatos ocorridos no filme, podemos perceber o poder da educação, revelando que o acesso, pode interferir na possibilidade de transformação da realidade vivida. As reflexões desenvolvidas apontam para a importância de se pensar e lutar por políticas de prevenção das violências de gênero e de cuidados com as infâncias de meninas e mulheres, como possibilidade de justiça social e construção de um mundo mais igualitário e humano.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Casagrande, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (UNESC) em Criciúma/SC. Mestre em educação (UNESC). Professora do curso de pós-graduação da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina. Bolsista Prosuc/Capes.

Gildo Volpato, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, PPGE, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

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Publicado

2022-12-13