FORMAÇÃO ÉTICO-ESTÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES E IMPLICAÇÕES AO FAZER DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p89-107

Resumo

Este artigo, aborda a compreensão de um grupo de educadores sobre a formação ético-estética na escola. Seu objetivo consiste em analisar como os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de um Colégio de Porto Alegre, RS, compreendem a formação ético-estética dos seus estudantes e quais as possíveis implicações dessa compreensão para o próprio fazer docente. O referencial teórico orienta-se na discussão dos conceitos de educação, ética e estética. A interpretação dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa foram categorizados em quatro eixos temáticos: educação como formação integral para o bem viver; formação ética e bem comum; percepção estética e imaginação criadora; práticas pedagógicas e formação ético-estética. A pesquisa evidencia que a formação ético-estética é objeto de reflexão e ação dos educadores, porém existe um hiato entre a concepção teórica, o planejamento e a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira da Silva, Colégio La Salle São João

Mestra em Educação (Universidade La Salle). Professora e Coordenadora do Colégio La Salle São João. Integrante do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas. E-mail: anapaula.oliveira@lasalle.org.br.

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle

Doutor em Educação (PUCRS). Professor e pesquisador do PPG em Educação da Universidade La Salle. Coordenador do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas. E-mail: cledes.casagrande@unilasalle.edu.br.

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em Educação (Universidade La Salle). Professor e pesquisador do PPG em Educação da Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas. E-mail:clovis.trezzi@unilasalle.edu.br

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Publicado

2022-12-13