• Resumo

    Por uma práxis ludo-pedagógica para a Educação Infantil

    Data de publicação: 16/06/2025

    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que buscou investigar se as
    professoras da educação infantil de uma creche, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco,
    têm adotado uma práxis lúdica. Com relação aos procedimentos metodológicos fez-se opção pela
    abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de duas oficinas pedagógicas e analisados
    através da técnica de Análise de Conteúdo temático categorial. Os resultados da investigação
    caminham para o entendimento da possibilidade de presença da ludicidade em diversos momentos
    no contexto da educação infantil e em diversas ações realizadas pelas professoras. Concluímos que
    há uma miríade de possibilidades de utilização da ludicidade, desde que as ações que a envolva,
    convirjam para uma práxis que valorize a alegria, a inteireza e a completude da criança.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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