• Resumo

    "O tempo": construção e aplicação de uma ferramenta educacional digital para estudantes com necessidades educacionais específicas

    Data de publicação: 11/08/2025

    O ensino de história envolve o desenvolvimento de conceitos que podem ser complexos para alguns estudantes com necessidades educacionais específicas (NEEs). A prática pedagógica deve adotar o uso de instrumentos culturais, como estratégias e recursos didáticos, visando compensar as dificuldades. Este trabalho tem por objetivo descrever o uso de um aplicativo desenvolvido em uma pesquisa de mestrado fundamentada em pressupostos da teoria histórico-cultural para dar apoio a estudantes no desenvolvimento da noção de tempo. A pesquisa consistiu em um experimento didático-formativo e foi realizada em uma escola pública, tendo como participantes quatro estudantes com NEEs matriculados no 2º segmento do ensino fundamental. Os resultados mostraram que eles desenvolveram narrativas com diferentes formas de linguagem, evidenciando realizar reflexões sobre os conceitos abordados, desenvolvendo consciência histórica. Conclui-se que a utilização do aplicativo, aliado à mediação do pesquisador, proporcionaram possibilidades de formação de conceitos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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