• Resumo

    Relação família-escola: reflexões acerca das significações de professores que atuam em um colégio bilíngue de surdos no ensino médio

    Data de publicação: 21/07/2025

    Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores que atuam no Ensino Médio em um colégio bilíngue de surdos acerca da participação da família na vida escolar dos estudantes surdos. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de dez professores, sendo nove ouvintes e uma professora surda, de um colégio público localizado no Paraná, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os resultados revelam que os professores consideram de fundamental importância a participação das famílias no processo de ensino e aprendizagem dos filhos surdos, pois acreditam que parceria família-escola ajuda a criar um ambiente de aprendizado, a estimular o desenvolvimento acadêmico e a proporcionar segurança e pertencimento. Concluiu-se que é essencial um ambiente educacional que valorize, respeite e fortaleça a relação família-escola, garantindo, assim, o desenvolvimento social para além dos limites da instituição.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal