EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES EDUCACIONAIS BRASILEIROS

Autores

  • José Geraldo Silveira Bueno PUC/SP
  • Silvia Márcia Ferreira Meletti UEL

Palavras-chave:

política educacional, educação infantil, educação especial, alunos com deficiência

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as políticas atuais de escolarização envolvendo a relação educação infantil/educação especial, com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica, divulgados pelo INEP, no período entre 2007 e 2010, em relação à distribuição das matrículas entre creche e pré-escola, tipo de escolarização e de deficiência. Os achados principais foram: baixa incidência das matrículas de alunos com deficiência, incidência ainda significativa de matrícula nos sistemas segregados e maior concentração das matrículas nas pré-escolas, levando-nos a concluir que esses problemas afetam não somente a qualidade de ensino da educação infantil, mas todo o processo de escolarização dessa população.

Biografia do Autor

José Geraldo Silveira Bueno, PUC/SP

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Faculdade de Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com dedicação integral ao PEPG em Educação: História, Política, Sociedade.

Silvia Márcia Ferreira Meletti, UEL

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2011-10-06

Edição

Seção

Artigos