A apropriação da atividade no processo de ensinar e aprender a fazer renda de bilro
Data de publicação: 30/07/2008
O presente trabalho teve por objetivo estudar a produção e apropriação da
significação da atividade no processo de ensinar e aprender a renda de bilro.
Para tanto, a análise da trama dialógica e dialética que caracteriza as relações
sociais ganhou destaque, na medida em que nos pautamos no pressuposto de que
as atividades humanas imprimem marcas, em maior ou em menor grau, nos
sujeitos que as engendram, dependendo das significações socialmente produzidas
e particularmente apropriadas.Os dados aqui analisados consistiram em episódio
obtido via filmagem, no contexto de sala de aula. Os signos mediadores utilizados,
tanto pelo sujeito que assumia a tarefa de ensinar quanto pela aluna envolvidas
na tarefa de aprender a confeccionar a renda de bilro, constituíram-se como
foco das atenções. A análise do episódio selecionado, realizada à luz dos aportes
teóricos de L. S. Vygotski, possibilitou constatar diferenças no processo de apropriação,
resultando, ou em apropriação da(s) ação(ões), ou em apropriação da
atividade em si. Essas diferenças, por sua vez, referem-se às distintas formas pelas
quais os sujeitos utilizam os signos como mediadores de suas próprias atividades,
o que caracteriza o psiquismo humano enquanto semioticamente mediado.