VISUALIDADE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO: INTERAÇÃO DE LINGUAGENS E LEITURA

Autores

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p178-185

Palavras-chave:

Ensino da Arte. Leitura. Desenhos animados. Infância

Resumo

O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.

Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP/ Brasil). Pós-Doutorado em Artes pela Universidad Complutense de Madrid (UCM-Espanha). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de ensino de artes visuais. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq- Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/CNPq). Associada da Internacional Society of Education through Art (INSEA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP-Brasil). Organizou e publicou vários artigos e livros. Participa do Conselho Editorial da International Journal of Education through Art.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Edição

Seção

Artigos