• Resumo

    RISU: QUALIFICANDO O PROJETO, FAZENDO A LIÇÃO DE CASA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

    Data de publicação: 07/08/2015

    O presente texto apresenta alguns resultados do projeto Fazendo a Lição de Casa, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade de Passo Fundo (CCTAM/UPF), potencializados a partir da participação no Projeto RISU/ARIUSA, que, juntamente com os dados de outras instituições de ensino superior, foram sistematizados e publicados no documento intitulado “PROYECTO RISU - Definición de indicadores para la evaluación de las políticas de sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas: trabajar juntos para progresar juntos”. O CCTAM é um dos centros da Universidade de Passo Fundo supervisionado pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tendo como atribuições a coordenação, a orientação e a execução de atividades de extensão e pesquisa ligadas à área de ciência e tecnologia do ambiente. A partir de 2012, com a criação da comissão de responsabilidade social – meio ambiente, o CCTAM responsabilizou-se pela discussão e pela implantação da política de gestão ambiental da universidade. A UPF é entidade passível de licenciamento ambiental e, no ano de 2007, obteve a Licença de Operação Ambiental para o Campus I. Diante das demandas identificadas, criou-se o Projeto “Fazendo a Lição de Casa”, que, juntamente com o Setor de Saneamento Ambiental (SSA), o setor de Recursos Humanos (RH) e a Agência de Comunicação e Marketing (Agecom), realizam atividades conjuntas em educação socioambiental. A concepção metodológica que orienta as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas nesse projeto fundamenta-se teórico e metodologicamente nas políticas propostas na Agenda 21 e na Resolução de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, com a gestão e a participação democrática de professores, funcionários e acadêmicos, bem como grupos da sociedade civil organizada e movimentos sociais. O trabalho tem um caráter interdisciplinar, contemplando as recomendações das diretrizes curriculares nacionais para o trabalho com a educação socioambiental, buscando oportunizar a construção de saberes necessários ao exercício do protagonismo e da cidadania. São realizadas diversas atividades, entre elas oficinas, produção e distribuição de material de divulgação, intervenção nas unidades, programas de rádio e TV, elaboração de diagnósticos, bem como controle sobre a segregação e o destino correto dos resíduos recicláveis, os quais são entregues a entidades de catadores. É importante reconhecer que a organização do trabalho em rede, considerando os diversos atores da instituição, bem como as contribuições da comunidade externa, amplia a visibilidade e o compromisso sobre a própria universidade, bem como na sua relação com as demais entidades. A partir do trabalho realizado, foi possível perceber o empoderamento dos sujeitos nas ações desenvolvidas, bem como a melhor compreensão das dificuldades vivenciadas nas diferentes unidades. Os encontros e as discussões resultantes da participação junto ao projeto da RISU/ARIUSA possibilitaram concluir que cada vez é mais necessária a efetivação de programas e projetos integrados e interdisciplinares, incluindo a formação continuada e a socialização de informações com as demais instituições de ensino.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal