• Resumo

    UM TRABALHO DE SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES BANCÁRIAS NUM CENÁRIO INVESTIGATIVO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

    Data de publicação: 30/09/2016

    Com o presente relato de experiência, teve-se como objetivo investigar o potencial pedagógico possibilitado pela adoção de um cenário investigativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em aulas de Matemática. Para isso, foram trabalhadas atividades envolvendo as quatro operações fundamentais discutidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (adição, subtração, multiplicação e divisão), por meio de simulações de transações comerciais (compras e vendas), a partir da criação de uma moeda fictícia. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de Matemática no período vespertino, de uma turma de 5º ano de uma escola pública localizada no município de Moreira Sales/PR, contando com a participação de 21 alunos, com idades na faixa etária de 9 e 10 anos. Foi criada uma moeda local, denominada pelos alunos de Fisgraus e adquirida inicialmente por meio de uma troca de garrafas do tipo pet. Também foram trabalhados três problemas envolvendo as medidas de volume mililitros (ml) e  litros (l), aproveitando, com isso, o recolhimento de tais garrafas pet. Por fim, foi organizado em um dia uma venda de lanches, em que os alunos utilizaram as moedas adquiridas na troca das garrafas pet para a compra destes lanches. A partir da atividade desenvolvida, concluíu-se que o trabalho num cenário investigativo se mostrou um ambiente propício à aprendizagem, uma vez que houve o envolvimento dos alunos. Foi possível diagnosticar algumas das dificuldades apresentadas por eles com relação às quatros operações fundamentais (adição, subtração, divisão e multiplicação). Além disso, proporcionou-se um trabalho autônomo por parte dos alunos nas resoluções dos problemas.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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