• Resumo

    Análise dos procedimentos utilizados por alunos da Educação de Jovens e Adultos na resolução de situações-problema de proporção-porcentagem

    Data de publicação: 16/03/2009
    O objetivo deste artigo é identificar, nas falas e/ou registro dos alunos do curso de Educação de Pessoas Jovens e Adultas - EJA, os procedimentos que três alunos de 3º Ciclo (fase inicial do segundo segmento do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série) utilizaram para resolver três situações-problema clássicos de proporçãoporcentagem. Ele resulta da replicação de três situações-problema do pós-teste realizado por ocasião da pesquisa de Mestrado (VIZOLLI, 2001). Ao mesmo tempo procurou-se analisar a compreensão do conceito de proporçãoporcentagem que esses alunos possuem, levando em consideração o sentido e o significado operatório na resolução de situações-problema, tendo como base a teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval e dos campos conceituais, mais especificamente das estruturas multiplicativas de Gèrard Vergnaud. Apresentamos, de forma sintética os estudos de Damm (1998), que tratam da aplicação dos problemas de conversão proporção-quantidade. Os resultados indicam que os três sujeitos pesquisados buscam apoio em taxas percentuais que lhes são mais acessíveis (10%, 50%) para operar matematicamente e em situações do contexto social imediato para estabelecer relação com a situação-problema. A atribuição do significado operatório acontece com base no operador e, por etapas, vão compondo as operações matemáticas que possibilitam obter o resultado do problema.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal