As demandas da sociedade e o desencadeamento das transformações decorrentes destas no campo da Educação têm sido tema de constantes debates, principalmente ao abordar a Formação de Docentes e a prática Pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos educacionais. Desta forma, os processos relacionados ao ato de ensinar e aprender também precisam estar em constante análise e reflexão, pois precisam estar em consonância com os novos paradigmas. Neste contexto, esta pesquisadora, integrante do Grupo PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, na Linha de pesquisa - Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, optou por investigar: Quais os elementos estruturantes na Metodologia de Projetos para uma formação que subsidie e que atenda ao paradigma da complexidade? Esta pesquisa-ação de natureza qualitativa é parte do projeto de Formação Pedagógica do Professor Universitário do grupo PEFOP numa pesquisa-ação que foi realizada em quatorze encontros, por meio de Seminário aprofundamento da linha de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores (Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Para este estudo, tomou-se como problema: Quais são os elementos estruturantes necessários para uma proposta de Metodologia de Projetos para uma formação que atenda ao paradigma da complexidade? Como objetivo o processo investigativo buscou considerar nas discussões e nas reflexões quais os desafios apresentados pelos participantes, visando a um olhar sobre os dados obtidos na pesquisa, que possibilitem uma reflexão dialógica, criativa e cooperativa, apontando para uma ação colaborativa e transformadora nas práticas pedagógicas e fornecendo subsídios aos professores, por meio da Metodologia de Projetos (Behens, 2016) e seus elementos estruturantes, consolidando seu fazer docente.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.