Tendências curriculares que norteiam o projeto educativo do ensino fundamental nos municípios filiados à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri)
Data de publicação: 16/03/2009
Esta pesquisa buscou investigar as tendências curriculares que norteiam os projetos
educativos do Ensino Fundamental dos municípios filiados à Associação dos
Municípios da Foz do rio Itajaí – AMFRI. Teve como intuito investigar os
desdobramentos do exercício da política curricular descentralizada, levantando
quais as tendências curriculares (tradicional, crítica ou pós-crítica) que orientam as propostas curriculares de cada município. O estudo se caracterizou como uma pesquisa
de caráter qualitativo realizado com base na análise documental e na análise de
conteúdo das propostas curriculares e de entrevistas. A pesquisa mostrou que dos
onze municípios da AMFRI apenas dois possuem proposta curricular própria. No
entanto, o contato com as Secretarias de Educação dos demais municípios permitiu
observar que há uma intenção de formulação de projeto próprio e que até o momento
da realização deste estudo, vinham se orientando na Proposta Curricular do Estado
e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Além disso, a pesquisa sinalizou
que apenas um município indica em seu projeto uma orientação curricular numa
perspectiva pós-critica, enquanto que alguns parecem estar vivenciando um processo
de transição que tenta superar o tradicional para construir uma proposta que, por
vezes, parece indicar uma tendência crítica e/ou pós-critica em relação ao currículo.