Professores em formação e suas significações sobre a mulher e a criatividade
Data de publicação: 19/03/2009
A pesquisa originária desse trabalho se refere ao estudo da interrelação formação
de professores, constituição do sujeito e subjetividade e criatividade, como
possibilidade de favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas.
Com o objetivo de compreender os indicadores que possam favorecer ou limitar
a constituição de professoras criativas, realizou-se o acompanhamento da
formação inicial de dezesseis (16) professoras, na disciplina Prática de Ensino,
que ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2004 (fevereiro – julho) no
curso de Pedagogia da UNIVALI. Nessa disciplina, experenciou-se um processo
de formação inicial que articulava intervenções de pesquisadores, professoras
da instituição formadora e arte-educadoras. Teoricamente, o estudo sustenta-se
numa relação tríade entre formação de professores, constituição do sujeito e
subjetividade (a partir da perspectiva vigotskiana) e criatividade. Optou-se por
registrar o processo de investigação por meio de notas de campo e filmagens em
vídeo, seguindo a orientação metodológica em Bauer e Gaskell (2004), sobre
pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. As categorias da análise, definidas
a posteriori, são denominadas significações e se referem a duas questões
fundamentais sobre como a formação inicial de professoras em um contexto
específico pode favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas: “o
que pensam” e “como desenvolvem” sua profissionalidade. Considerou-se que
seria pertinente a discussão realizada, apresentar as significações apreendidas
sobre a análise de registros de imagens em movimento (uma das etapas de análise
realizada). Com tal análise, conclui-se que a elaboração de uma personagem mulher criada pelas professoras em formação, a partir de obras de artistas consagrados,
configura, além de projeções valorativas em relação ao papel da mulher e da
professora na sociedade atual, aspectos sobre o desenvolvimento da criatividade.