Reinventando as estratégias de ensino e aprendizagem: quando a criatividade fala mais alto
Data de publicação: 19/03/2009
Este artigo tem como finalidade relatar os resultados de uma investigação sobre
as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos docentes do Ensino
Superior no Curso de Pedagogia, para atingir os objetivos de aprendizagem das
disciplinas que compõem o programa, contribuindo para a compreensão destas
como elementos fundamentais à formação docente. Foram mapeadas as estratégias
de 20 (vinte) disciplinas desenvolvidas em dois Campi que oferecem o Curso de
Pedagogia para observação da conexão entre as estratégias mapeadas e os ‘modos
de aprendizagem’ propostos por Bíscaro e adaptados no quadro de referências
desse trabalho, a saber: aprender pela experiência, pela teoria, pela simulação,
pelo desenvolvimento psicológico. Buscou-se analisar se as estratégias utilizadas
no ‘ato pedagógico’ conseguem transpor uma visão racional e moderna de
educação em direção a uma visão de educação pós-crítica.