Refletindo sobre a prática pedagógica: a formação de professores para uma escola inclusiva
Data de publicação: 19/03/2009
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto às acadêmicas
do curso de Pedagogia, na disciplina de Educação Especial, desenvolvida
no 8º período, como parte do Programa de Formação Continuada de
Professores da UNIVALI. O trabalho tem por objetivo analisar a utilização
de uma estratégia de ensino que une o relato de situações cotidianas,
vivenciadas pelas acadêmicas, à pesquisa bibliográfica sobre o tema. As
alunas foram divididas em grupos, selecionaram uma criança com
necessidades especiais matriculada em escola regular ou especial, relataram
as relações vivenciadas por esta criança em casa e na escola, pesquisaram o
que a bibliografia especializada traz sobre aquela necessidade especial e, por
fim, apresentaram o trabalho ao grande grupo. Ao final da apresentação dos
grupos, as alunas responderam a um questionário para avaliar a estratégia
utilizada. Os resultados apontam que este tipo de organização permite às
alunas participarem mais ativamente das aulas, compartilhando sua autoria.