• Resumo

    DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPREENSÃO INTUITIVA E PROBABILÍSTICA DE NÍVEIS DE SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA Α = 0,05 E Α = 0,01

    Data de publicação: 30/09/2016

    O objetivo deste artigo é descrever uma abordagem de modelagem para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão conceitual dos níveis de significância estatística por meio de descoberta com base em suas próprias observações quando eles desempenham o papel de detetives de dados. Gostaria de poder promover esta ideia inteligente como minha, mas, na verdade, Eckert (1994) delineou uma atividade similar. Alguns anos mais tarde Roxy Peck demonstrou uma versão ligeiramente diferente dessa atividade em um encontro sobre Métodos Estatísticos Avançados. Tenho utilizado várias versões desta abordagem de modelagem ao longo dos anos em meus vários cursos de estatísticas e pesquisa quantitativa nos níveis de graduação e pós-graduação.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal