• Resumo

    QUAIS SÃO MINHAS COMPETÊNCIAS AVALIATIVAS? O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CHILE

    Data de publicação: 31/03/2017

    O presente artigo descreve o processo seguido para a elaboração de um questionário de autopercepção das competências avaliadoras dirigido a docentes de Ensino Fundamental do Chile. Este trabalho corresponde à fase qualitativa inicial de um estudo misto de tipo exploratório, a qual se iniciou com a realização de uma exaustiva revisão documental das contribuições de autores e instituições destacados sobre as competências profissionais docentes, com um enfoque específico naquelas relacionadas com a avaliação, tanto das aprendizagens dos estudantes como das próprias práticas avaliadoras. A partir da revisão teórica, determinaram-se quatro tipos de competências avaliadoras (técnica, metodológica, participativa e pessoal) e se complementaram com as contribuições de professores de Ensino Fundamental em exercício, coletadas em dois grupos de discussão. O instrumento foi validado por expertos em avaliação e em competências docentes e posteriormente aplicado a uma mostra piloto de professores; processos que permitiram criar um questionário válido e de qualidade para que os professores reflitam e se autoavaliem em suas competências avaliadoras.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal