• Abstract

    A jornada: reflexões sobre o desenvolvimento do currículo

    Published date: 04/08/2008
    Este artigo focaliza na jornada das idéias de um professor desde sua incepção – o nível idealizado –, até o desenvolvimento de um plano – o nível postulado – e, finalmente para os eventos que aconteceram na sala de aula – o currículo realizado ou implementado. O contexto é minha sala de aula muitos anos atrás – os eventos estão impregnados em minha memória e embora eles possam ter sido reformulados pelo tempo, eles servem como um bom exemplo da jornada desde o começo até a sala de aula. Acredito que as situções descritas providenciarão alguns insights úteis sobre a natureza de como um currículo na verdade se desenvolve. Baseado na concepção de Jacobs que vê currículo como confrontação, esta compreensão considera currículo em três níveis específicos: idealizado, o postulado e o nível realizado onde a dinâmica de sala de aula resulta em aprendizagem.

Revista Contrapontos

Journal of the Postgraduate Program in Education of Univali.

 

 

Access journal