• Abstract

    ESTRATÉGIAS VOCAIS PARA O SUCESSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

    Published date: 14/07/2011
    O presente artigo pretende assinalar o uso consciente da voz do professor de francês como língua estrangeira. Respondendo a questões gerais (escritas e orais) que dizem respeito à prática pedagógica, os professores libaneses atestam estratégias essencialmente prosódicas, que chamam a atençãos dos alunos e os colocam em face a vários obstáculos. Esta abordagem tem por corpus o discurso sobre a prática que se inscreve no trabalho dirigido por F. Cicurel (2004), no grupo de pesquisa DILTEC, e nosso trabalho se distingue pelo estudo do grau de consciência dos professores acerca do uso de sua voz para o sucesso de seus cursos. As teorias dizem respeito à fonética, à didática e à sociologia. As intencões de comunicação dos professores (de se fazer entender, motivar a falar, fazer compreender a mensagem, etc.) estão intimamente relacionadas a sua maneira de falar. É nesta perspectiva que este artigo propõe uma nova dimensão de pesquisa sobre as estratégias de voz dos professores na motivação dos alunos.

Revista Contrapontos

Journal of the Postgraduate Program in Education of Univali.

 

 

Access journal