• Abstract

    Práticas interdisciplinares: o projeto "natureza" no ensino fundamental e médio do Colégio Geração

    Published date: 09/03/2009
    O escopo deste trabalho foi investigar as barreiras e os resultados obtidos na experiência pedagógica desenvolvida no LACIMAR (Laboratório de Ciências do Mar), durante os últimos dois anos, no Colégio Geração de Florianópolis, abrangendo o ensino fundamental e médio. A experiência pedagógica foi conduzida através de princípios interdisciplinares e buscou gerar, no interior do espaço escolar, aberturas em relação à aprendizagem dos professores e dos alunos. A análise da experiência foi conduzida a partir dos critérios desenvolvidos por Piaget (1973a), Fazenda (1995; 1994; 1991), Japiassu (1976) e Giordani (2000). A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa e teve, em seu desenvolvimento, dois grupos envolvidos tanto nas atividades de pesquisa quanto na execução da experiência educativa. Em termos de resultados, observou-se que o projeto enfrentou, para a sua implementação, algumas barreiras psicossociológicas, epistemológicas e culturais. Em relação à implementação da dimensão interdisciplinar nas práticas pedagógicas, observaram-se, particularmente, alguns limites, mas também foi possível identificar as potencialidades geradoras de transformações, seja nas práticas pedagógicas seja nos próprios sujeitos das experiências.

Revista Contrapontos

Journal of the Postgraduate Program in Education of Univali.

 

 

Access journal