• Abstract

    A interação adulto-crianças: foco central do planejamento na educação infantil

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    Diferentes condições para fomentar o desenvolvimento da criança em idade de 0 a 6 anos são oferecidas em diferentes contextos sociais nas quais ela está inserida. O desenvolvimento infantil parece ser o produto de dois processos distintos, porém indissociáveis - as condições dadas pela espécie humana, obedecendo à filogênese, e a natureza e conteúdo das interações estabelecidas entre os sujeitos que compartilham tempos e espaços culturalmente determinados, sendo esta partilha entre crianças coetâneas ou de diferentes idades. Esta visão tem influenciado nossas práticas educativas tanto no nível das condições de oferta como da metodologia empregada. Neste trabalho abordamos a interação adulto/criança em contexto de Educação Infantil tendo como aporte teórico a perspectiva sócio - interacionista. Trata de uma reflexão que toma como unidade de análise as implicações das interações adulto/crianças em ambientes da Educação Infantil para promoção de saltos qualitativos na aprendizagem e desenvolvimento de crianças que podem estar em turmas de idades mistas ou não.

Revista Contrapontos

Journal of the Postgraduate Program in Education of Univali.

 

 

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