Condições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo
Published date: 23/03/2009
Um novo tipo de relação, consolidado pelos meios de comunicação de massa,
evidencia o poder expressivo que a técnica tem adquirido numa sociedade de
consumo. Ao criticar a ideologia do capitalismo tardio e seu discurso fatalista,
que convida o indivíduo a uma submissão acrítica, o presente ensaio considera
uma pedagogia político-crítica nos moldes de Paulo Freire como forma de
evidenciar os mecanismos sociais e culturais de poder. Considera-se que uma
redefinição do papel dos cursos universitários na formação profissional
contemporânea deve reconhecer o quadro geral do processo do mundo
globalizado, porém, deve admitir que necessitam ser edificados a partir de um
exame crítico de seus problemas e de suas contradições. A maior contribuição
desta proposta consiste no estabelecimento do caráter construtivo-político da
aprendizagem, tornando-se tal postura teórica e perspectiva fortes argumentos
contra o instrucionismo e ênfase economicista-tecnicista ainda dominante na
esfera educacional universitária.