As relações existentes entre a educação e a complexidade na sociedade globalizada: impactos para a formação do leitor crítico
Published date: 06/07/2009
RESUMO Esta pesquisa partiu da constatação de dificuldades no tocante à compreensão leitora, por parte dos estudantes das escolas públicas brasileiras. O objetivo foi conhecer e discutir concepções e práticas de leitura. Com base em Bourdieu (1995), Morin (2002), entre outros teóricos que tratam da formação do cidadão, das relações sociais na complexidade e a instituição escolar. Analisamos o discurso de quatro professoras do 2o ano/2o ciclo de uma escola de referência do Recife, como também, os dados estatísticos brasileiros em larga escala. Com esses dados, analisamos o percurso de formação dos leitores pelos anos de escolaridade a partir do SAEB e SAEPE, ao termino do Fundamental I e II e Médio, na perspectiva qualitativa-indiciária de análise. Os resultados indicaram que as professoras defendem uma concepção ampliada de leitura, mas não explicitam seu papel quanto às relações entre leitura e consciência crítica dos alunos. Com a análise dos dados do SAEB percebemos a desigualdade na aprendizagem, como também, a perpetuação do sistema educacional que consolida e reproduz as históricas diferenças sociais. Palavras-chave: Contexto social, Formação do leitor crítico, Consciência cidadã. The existing relationship between education and complexity in the global society: impacts to the critical reader formation ABSTRACT This research started from the observation of difficulties with regard to reading comprehension on the part of Brazilian public schools students. The purpose was to meet and discuss reading concepts and practices. Based on Bourdieu (1995), Morin (2002), among others theoreticals who deal with the training of citizen, the complexity of social relationships and school institution. We reviewed the speech of four teachers from the 2nd year/2nd cycle from a reference school in Recife, as well as the Brazilian statistics on a large scale. With these data, we analyzed the course of training of readers over the years of schooling from SAEB and SAEPE at the end of elementary school and secondary school, in the perspective of the qualitative-indiciary analysis. The results indicated that teachers defend an extended reading conception, but do not explicit their role in relations between students reading and critical consciousness. With data analysis from SAEB we realized the inequality in learning, but also, the perpetuation of the educational system that consolidates and reproduces the historical social differences. Key-words: Social context, the reader's critical formation, citizen awareness.