Aprender e ensinar conceitos: um estudo com professores das séries iniciais do ensino fundamental
Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa na qual pretendemos investigar
as transformações conceituais empreendidas por um grupo de professores das
séries iniciais do Ensino Fundamental, em situação de formação continuada.
Para tanto, organizamos um grupo de professores envolvidos com a aprendizagem
de conceitos matemáticos. Os dados aqui apresentados foram coletados entre
agosto e dezembro de 2001 (análises referentes ao primeiro módulo do curso de
formação continuada que vimos oferecendo aos professores da rede municipal
de ensino de Itajaí/SC). Foram realizados onze encontros semanais, de quatro
horas de duração, totalizando quarenta e quatro horas de curso. As observações
foram registradas em um diário de campo, por duas bolsistas de iniciação
científica. Realizamos, também, um teste inicial e final, com o objetivo de
avaliar o desempenho dos professores na resolução de problemas matemáticos.
Trata-se de uma pesquisa longitudinal. As análises pautaram-se na perspectiva
da psicologia histórico-cultural. Utilizamos uma metodologia que privilegiou a
exposição oral e escrita dos professores. Nossa proposta de trabalho partiu das
concepções dos professores, provocando-os a apresentar as atividades que vêem
desenvolvendo em sala de aula.