ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010
Published date: 14/07/2011
RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação sobre o Ensino Fundamental de nove anos, considerando o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identificamos quatorze enfoques diferentes, entre eles, política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; significados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. PRESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação sobre o Ensino Fundamental de nove anos, considerando o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identificamos quatorze enfoques diferentes, entre eles, política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; significados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.