• Resumo

    TEMAS EMERGENTES EM ESTUDOS DO E NO CORPO NO CURSO DE PEDAGOGIA

    Data de publicação: 07/03/2021

    O objeto desta pesquisa são os temas emergentes nos estudos do e
    no corpo no curso de Pedagogia, tendo como questão-problema: quais são as
    principais demandas de conhecimento de futuras pedagogas no campo da educação
    do corpo? O artigo apresenta resultados da interpretação de dados coletados por
    meio de narrativas de estudantes no período de 2014 a 2020 no âmbito de uma
    disciplina da graduação. Foram analisadas 645 respostas para a pergunta: “Qual seu maior encantamento e sua maior decepção em relação à questão do corpo e do
    movimento ao longo de sua vida escolar?”. Os resultados revelam que o debate
    sobre o corpo dentro da instituição educativa precisa de abordagem interdisciplinar
    no que tange aos temas a serem estudados, levando em conta a diversidade dos
    corpos que transitam pelos espaços da escola e da universidade.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal