O presente artigo teve por objetivo analisar a docência com bebês e crianças bem pequenas, enfatizando as especificidades da ação pedagógica na educação infantil com esse grupo etário. A docência é compreendida como prática social interativa que se estabelece pela ação social de crianças e professores no contexto da instituição de educação infantil. Este texto resulta de processo analítico, envolvendo pesquisa e extensão na realização de um curso de formação continuada para professoras de educação infantil, com o propósito de refletir sobre as especificidades da docência nesta etapa educacional. Apresenta como material de análise os registros de observação que integram o memorial de formação produzido pelos participantes do projeto. O memorial de formação é o recurso metodológico utilizado para o registro de trajetórias formativas, experiências profissionais, ação pedagógica e observações sobre as crianças que possibilita, o estabelecimento de um processo de formação e autoformação permanente e o conhecimento do cotidiano pedagógico. Os saberes e práticas profissionais das professoras de bebês e crianças bem pequenas constituem um importante campo de investigação tendo em vista que se trata de uma categoria profissional ainda em constituição. As conclusões apontam que pensar sobre a docência com bebês e crianças bem pequenas passa pela percepção e reconhecimento das singularidades de seus modos de comunicação em que o corpo se coloca como componente essencial da sua ação social.
Copyright (c) 2022 Revista Contrapontos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.