Assume-se a indissociabilidade das dimensões cognitiva e afetiva e suas recíprocas influências nos processos de ensino e aprendizagem. As experiências vividas mobilizam sentimentos e emoções que afetam as formas de pensar e agir. Analisa-se que sentimentos, envolvidos na relação com o ensinar e aprender, podem ser apreendidos em desenhos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. O método pautou-se pela análise documental, realizada em cem desenhos conforme o lugar retratado, as expressões faciais, a proximidade e os diálogos entre os personagens, fornecendo pistas sobre a qualidade da experiência de aprendizagem registrada. As interações entre ensinantes e aprendentes são fontes de afeto e influenciam os vínculos que se estabelecerão entre os estudantes e os objetos de conhecimento.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.