• Resumo

    Aprender com sentido: Logoterapia e práticas ontoepistêmicas inclusivas para pessoas com fibromialgia

    Data de publicação: 21/07/2025

    Este artigo tem como objetivo evidenciar como a abordagem ontoepistêmica e existencial da Logoterapia pode oferecer suporte interdisciplinar para indivíduos com fibromialgia em contextos educacionais. A fibromialgia, caracterizada por dores crônicas e não orgânicas, impacta significativamente a qualidade de vida, impondo desafios para a inclusão educacional. Através de uma abordagem ontoepistêmica e existencial, o estudo propõe práticas pedagógicas inclusivas que valorizam a subjetividade, promovem a aprendizagem e atendem às necessidades de pessoas com fibromialgia. Os resultados mostram que a contribuição de Viktor Frankl para a educação oferece elementos para uma prática que enfatiza transformações existenciais no ambiente escolar. Estudos futuros podem explorar metodologias pedagógicas franklianas e analisar os impactos dessas práticas na qualidade de vida dos estudantes. Além disso, pesquisas interdisciplinares integrando a Psicologia, a Pedagogia e a Medicina podem oferecer novas perspectivas sobre estratégias educacionais que favoreçam a ressignificação da dor e o engajamento acadêmico desses indivíduos.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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