FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE À CRISE DA EDUCAÇÃO NACIONAL: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Data de publicação: 30/10/2014
Nesse texto buscamos tratar do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em seus aspectos fundamentais. Consideramos que uma das premissas para sua elaboração é o reconhecimento dos problemas que devem ser enfrentados e das condições reais de trabalho das instituições educacionais. Nesse sentido, a reflexão sobre o PPP pressupõe sua relação harmônica com o Currículo, pois o planejamento sustentado na realidade deve gerar, necessariamente, encaminhamentos e conteúdos que serão a base para as atividades educativas. Analisamos, assim, algumas avaliações nacionais e internacionais que revelam o atual cenário da educação nacional e estabelecemos alguns dos princípios e dos valores que consideramos norteadores das práticas educacionais. Buscamos alinhar essas noções com o ensino que resulta tanto na formação do professor quanto na formação da Educação Básica, pois acreditamos que ambas estão entrelaçadas. Salientamos que nossa reflexão possui como fio condutor o postulado de que o conhecimento é a essência da formação e do trabalho docente.