• Resumo

    Uso de variável subjetiva como critério de segmentação do mercado turístico: o caso de Jericoacoara no Ceará

    Data de publicação:
    Existe uma discussão teórica sobre a eficácia das variáveis objetivas como fonte de conhecimento do comportamento do consumidor, em contraposição às variáveis subjetivas. Na Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara, uma pesquisa evidenciou que a segmentação, baseada em variáveis objetivas, não fornece subsídios à escolha de turistas com perfil adequado à área protegida. A partir dessa pesquisa, delineou-se este estudo com o objetivo de constituir grupos diferenciados de turistas quanto ao comportamento de consumo, utilizando a motivação da atração como critério subjetivo de segmentação do mercado turístico da APA de Jericoacoara. Realizou-se pesquisa de campo, contemplando 253 turistas. Foram constituídos cinco segmentos: experimentar uma vida diferente da do cotidiano das cidades; observar, aprender e interagir com a natureza; usufruir do sol, mar e diversão noturna, no estilo urbano; praticar esportes motorizados e/ou passeios nas dunas, lagoas, praias e mar e praticar esportes sem uso de veículos motorizados. O estudo evidenciou que a motivação da atração é critério de segmentação aplicável a Jericoacoara. Palavras-chave: Mercado Turístico; Segmentação de Mercado; Motivação da Atração; Área Protegida.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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