• Resumo

    POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGER TURISMO

    Data de publicação: 01/02/2010
    O presente trabalho visa a discutir a proposta do Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em sua linha dedicada ao setor de Turismo, instituída em 2003 e denominada PROGER Turismo. Na coleta de dados, fez-se uso de pesquisa documental baseada no conteúdo de documentos oficiais do MTE, tais como a Resolução Nº. 319, de 29 de abril de 2003, a qual instituiu o PROGER Turismo no âmbito do PROGER Urbano, e do Ministério do Turismo (MTur), sobretudo o Plano Nacional do Turismo: diretrizes, metas e programas 2003-2007 (PNT 2003-2007). Para a análise dos documentos, utilizou-se a abordagem qualitativa e foram discutidos especialmente os pontos que concernem à determinação dos beneficiários do programa e às instituições financeiras responsáveis pela concessão do crédito a esses beneficiários. Em linhas gerais, dentre os principais achados de pesquisa, pode-se argumentar sobre a ausência de uma articulação mais sistêmica do PROGER Turismo com outros programas de geração de emprego e renda e destes com as políticas macroeconômicas de desenvolvimento do país. Espera-se que este trabalho contribua para o conhecimento das políticas públicas de emprego no Brasil e para o debate da atividade turística como possível motor da geração de empregos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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