• Resumo

    Tramas de uma Complexa Relação: A Comunidade da Penha – SC e o Parque Temático Beto Carrero World (Impactos Econômicos e Socioculturais)

    Data de publicação:
    O estudo exploratório Tramas de uma complexa Relação: a Comunidade da Penha-SC e o Parque Temático Beto Carrero World (impactos econômicos e socioculturais), tem como objetivo investigar os impactos econômicos e socioculturais causados após a instalação do empreendimento Beto Carrero World na destinação turística de Penha-SC. A principal fonte de renda do município desde o século XIX foi a atividade pesqueira, com a decadência da pesca artesanal, o município passa a ver no turismo uma nova fonte econômica, intensificando-se a partir de 1991 com a vinda do parque, destacando o município no cenário nacional e internacional. Embora o parque tenha contribuído muito para reaquecer a economia do local, impactos negativos surgiram interferindo no modo de vida da população local que passou a experimentar uma realidade bem diferente da que estava habituada. Sugere-se que o desenvolvimento da atividade turística em Penha seja norteado pela concepção do turismo sustentável como forma de estabelecer um turismo que venha ao encontro dos interesses dos que estão envolvidos no processo, principalmente a população local, que tem no município, antes de ser uma destinação turística, o seu local de residência. A integração de todos os agentes envolvidos no processo é fundamental para garantir a continuidade e a qualidade do negócio turístico na destinação Penha, apontando uma nova situação para o desenvolvimento do turismo no município, contemplando e valorizando os aspectos econômicos e socioculturais da localidade. Desta forma,instala-se uma verdadeira política de integração entre iniciativa pública, privada, população local e turistas. Palavras-chave: impactos do turismo, parque temático, turismo sustentável.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal