• Resumo

    Proposta Metodológica para a Comunicação em Rádio: Suporte para um Turismo Sustentável

    Data de publicação:
    O presente trabalho está fundamentado na pesquisa que abrangeu 394 estudantes universitários, abordados entre março e dezembro de 2001, no campus I da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em Itajaí, e no campus II, em Balneário Camboriú. O estudo consistiu na elaboração e aplicação de uma proposta metodológica, utilizando o rádio como meio de comunicação, de forma a verificar sua eficiência na difusão de conceitos de Educação Ambiental e na divulgação de informações sobre Turismo e Meio Ambiente. A fim de informar, orientar o comportamento e esclarecer hábitos de moradores do litoral centro-norte de Santa Catarina, utilizaram-se programas radiojornalísticos como proposta para estabelecer um canal gerador de um fluxo de informações constante e, desta forma, contribuir para que o turismo na região se desenvolva de maneira sustentável. Para concretizar a proposta, escolheu-se a Rádio Educativa UNIVALI FM – 94,9 MHz, que opera em classe A3, com 20 killowatts de potência. O trabalho partiu da produção do programa radiojornalístico - Planeta Terra – dirigido ao público da Rádio Educativa UNIVALI FM, no intuito de difundir informações e conceitos sobre meio ambiente e responsabilidade social, voltados a promover a qualidade de vida na região compreendida entre os municípios de Piçarras e Bombinhas, no litoral centro-norte catarinense, região esta que tem o turismo como importante atividade econômica e se constitui na área de abrangência da emissora. A segunda etapa metodológica consistiu na audição fechada do programa, dirigida a quinze turmas de acadêmicos de cursos de graduação da UNIVALI, seguida de aplicação de instrumento de avaliação, com o objetivo de verificar a pertinência da proposta metodológica. Portanto, os programas radiofônicos foram concebidos tendo como premissa a difusão da Educação Ambiental, uma filosofia de vida que resgata o respeito pela diversidade natural e cultural do pólo turístico receptor, influenciando o comportamento do público universitário, de modo que ele funcione como multiplicador de idéias e atitudes, capazes de contribuir para o êxito do planejamento e gestão do turismo na região, de forma sustentável. Palavras-chave: Turismo sustentável, educação ambiental, radiojornalismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal