• Resumo

    MÉTODOS QUANTITATIVOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO: UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES

    Data de publicação: 22/06/2010
    Este estudo analisa o interesse e a atitude de estudantes de graduação em turismo pela área de métodos quantitativos. Foi realizada uma revisão da literatura, a partir da qual foram enunciadas quatro hipóteses sobre como as dimensões de atitude influenciam o interesse dos estudantes. Desenvolveu-se um estudo de campo com dados coletados junto a 113 estudantes de instituições de ensino superior de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Observou-se que os estudantes de Turismo apresentam baixo interesse em relação às disciplinas de métodos quantitativos, e as medidas das dimensões de atitudes mostraram-se moderadas ou baixas. Quanto às hipóteses, verifico use que o interesse dos estudantes é positivamente influenciado pela percepção de importância e pela autoconfiança dos estudantes em métodos quantitativos e; negativamente influenciado pela percepção de dificuldade da área. Procedeu-se a uma análise comparativa com a área de administração, tendo-se verificado que os estudantes de turismo têm menos interesse pela área e que as dimensões de atitudes apresentaram resultados semelhantes nos dois cursos. Apesar das limitações, acredita-se que o estudo pode contribuir para instituições de ensino e professores mais bem direcionarem o processo de formação de profissionais de turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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