• Abstract

    MÉTODOS QUANTITATIVOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO: UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES

    Published date: 22/06/2010
    Este estudo analisa o interesse e a atitude de estudantes de graduação em turismo pela área de métodos quantitativos. Foi realizada uma revisão da literatura, a partir da qual foram enunciadas quatro hipóteses sobre como as dimensões de atitude influenciam o interesse dos estudantes. Desenvolveu-se um estudo de campo com dados coletados junto a 113 estudantes de instituições de ensino superior de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Observou-se que os estudantes de Turismo apresentam baixo interesse em relação às disciplinas de métodos quantitativos, e as medidas das dimensões de atitudes mostraram-se moderadas ou baixas. Quanto às hipóteses, verifico use que o interesse dos estudantes é positivamente influenciado pela percepção de importância e pela autoconfiança dos estudantes em métodos quantitativos e; negativamente influenciado pela percepção de dificuldade da área. Procedeu-se a uma análise comparativa com a área de administração, tendo-se verificado que os estudantes de turismo têm menos interesse pela área e que as dimensões de atitudes apresentaram resultados semelhantes nos dois cursos. Apesar das limitações, acredita-se que o estudo pode contribuir para instituições de ensino e professores mais bem direcionarem o processo de formação de profissionais de turismo.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal