• Resumo

    Preferência e percepção dos visitantes em relação aos impactos do uso público no parque estadual pico do Marumbi e na reserva natural salto Morato

    Data de publicação:
    Este estudo teve por objetivo analisar a preferência e percepção dos visitantes de duas unidades de conservação do Estado do Paraná a fim de selecionar alguns indicadores de impacto para o sistema de planejamento Limits of Acceptable Change - LAC. Um questionário foi elaborado e aplicado aos usuários destas áreas no período de maior fluxo de visitação, ou seja, no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre maio a outubro e na Reserva Natural Salto Morato, entre outubro e março. Entre os resultados obtidos, 65% dos visitantes das duas áreas responderam que a qualidade da visita era influenciada pela visualização de danos na vegetação ou por ruídos provocados por outras pessoas. A presença de lixo foi mencionada como a condição que mais reduzia a qualidade final da visita. Os resultados obtidos mostram que os indicadores que apresentam as melhores correlações no Parque Estadual Pico do Marumbi são as raízes expostas, área sem vegetação e solo compactado. Para a Reserva Natural Salto Morato foram os indicadores raízes expostas e os ruídos provocados por outros grupos. Os usuários do Morato foram mais perceptivos às mudanças, assim, eles poderão contribuir futuramente na seleção dos melhores indicadores de impacto. Palavras-chave: preferência; percepção; recreação; indicadores de impacto; unidades de conservação

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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