• Resumo

    A utilização da análise fatorial para a determinação das características do mercado ecoturístico

    Data de publicação:
    Este trabalho visa demonstrar a aplicabilidade da técnica estatística multivariada da análise fatorial na Avaliação do Mercado Ecoturístico. Os dados para o trabalho são provenientes de Pesquisa realizada na comunidade de Barra do Superagüi no Parque do Superagüi – Paraná. Avaliaram-se as atividades de interesse, Percepção do local e motivação dos ecoturistas. A pesquisa cobriu 21 atividades e foram agrupadas em seis fatores. De forma semelhante, avaliaram-se 15 variáveis sobre a percepção do local, o que resultou também em seis fatores. Finalmente foram avaliadas 10 variáveis de motivação, que resultaram em três fatores. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se concluir que a análise fatorial pode ser utilizada como suporte na determinação das características do mercado ecoturístico, não dispensando, no entanto, outras análises para a definição de modelos de desenvolvimento do ecoturismo. Palavras-chave: Análise factorial, Ecoturismo, Superagüi-PR

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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