• Resumo

    ANIMAÇÃO TURÍSTICA: USO E RESGATE DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E FOLCLÓRICAS EM CIDADES LITORÂNEAS DOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E CEARÁ

    Data de publicação:
    O presente trabalho é uma síntese da pesquisa “Animação Turística: Uso e Rescate de Manifestações Culturais e Folclóricas em Cidades Litorâneas dos Estados de Santa Catarina e Ceará”. A pesquisa, iniciada em agosto de 2000, teve como proposta avaliar nas caracterizar o uso de manifestações culturais e folclóricas nas atividades de animação turística oferecidas em hotéis – resort de algumas cidades catarinenses e cearenses. O referencial metodológico utilizado para a coleta de dados foi qualitativo com o uso do método etnográfico. Para análise do material levantado foram realizadas duas análises distintas: uma descritiva – explicativa, e outra baseada no modelo de análise de discurso do sujeito coletivo de Lefèvre. Os dados apresentados, os discursos dos sujeitos entrevistados – empresários e gerentes de animação turística demonstram que a animação turística realizada em hotéis – resort envolve apenas atividades físicas e recreativas, em função do não conhecimento da cultural local/regional e da idéia estereotipada de que não há interesse do hóspede em conhecer a cultura do espaço visitado. O estudo procurou apontar possibilidades e exemplos de manifestações que possam ser aplicadas como animação turística, bem como discutir as hipercodificações ideológicas dos discursos obtidos. Palavras-chave: Animação Turística; Manifestação Cultural e Folclórica; Discurso do Sujeito Coletivo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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