• Resumo

    MARKETING TURÍSTICO E PROMOÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO EMPREENDIDAS PELA EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO

    Data de publicação:
    O marketing turístico tem sido empregado por diversas empresas do setor como meio de comunicação com seus clientes. Este estudo apresenta a forma como o órgão oficial do turismo em Pernambuco tem promovido o produto turístico local. Primeiramente, dados acerca da utilização da comunicação de marketing pela EMPETUR foram explorados. Para tanto, realizaram-se encontros com os responsáveis pela administração do órgão, além de entrevista pessoal com a diretoria da unidade de marketing turístico. Assim, foram analisadas as informações e dados estatísticos disponíveis acerca do número de visitantes ingressos a Pernambuco, durante o período de 2003 a 2006 e, como estes foram levados a optar pelo Estado como destinação turística. Diante dos estudos realizados pela própria EMPETUR junto com turistas que visitaram o estado entre os anos citados, uma pequena porcentagem deles afirmou ter sido alguma das ferramentas de promoção de marketing utilizadas pelo governo; o que realmente influenciou na escolha do destino. Ficou clara, então, a necessidade de maiores investimentos em comunicação, a fim de atrair um número maior de visitantes ao estado.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal